O projeto do escritório Philip Morris SA Güneşli D.C é a primeira realização do conceito de design selecionado em uma competição de design limitada ocorrida em maio de 2008. A força motriz por trás do design contemporâneo é providenciar um espaço de trabalho aberto que promova a comunicação entre os empregados, melhore o desempenho e dinamismo do trabalho da companhia. A premissa consiste de dois blocos de edifício, “ edifício de escritórios” e o “edifício anexo”, com entradas um no outro.
O edifício de escritórios em si consiste de um andar com 3 baías de espaços abertos para trabalho; nomeadas A,B e C; que se estendem por um total de 100 metros, que compõem 2500m² de plano de piso. A entrada para o edifício de escritórios é através de uma entrada principal/ hall de recepção de 315 m². O edifício anexo consiste de dois planos de piso de 710 m² que abrigam um auditório no nível inferior e um restaurante no superior.
A entrada principal / hall de recepção abriga uma caixa de escada circular nova para a circulação, enquanto escadas existentes e elevadores providenciam a circulação entre os compartimentos A-B e B-C. As baías A e B suportam os escritórios privados, individuais e espaços de trabalho comuns, onde o compartimento C é programado para ser o centro de reuniões, que consiste de uma grande sala de reunião com foyer e salas de diversos tamanhos.
O piso elevado no espaço de escritório providencia flexibilidade para o futuro enquanto os materiais do piso variam de acordo com os programas do espaço. O material do piso em PVC em 4 cores é utilizado nos espaços de circulação, enquanto que placas de carpete nos espaços de trabalho e de cerâmica em volta da área de abrigo. Grandes padrões de piso das salas de reuniões são processados com grandes painéis em material de madeira industrial no chão.
Uma vez que a estrutura em forma de waffle existentes do edifício são deixados expostos, acústica nos espaços de trabalho são conseguidas com o uso de painéis para o teto e paredes de algysum acústica juntamente com unidades projetadas personalizadas de mill work posicionadas entre os espaços abertos da área de trabalho. Tais unidades colocadas em ambos os lados da circulação principal suportam imagens corporativas em um lado e duplamente como tv e paredes de lousa branca, estações de cópia e de bebidas de frente para o espaço de trabalho.
Os programas do auditório e do restaurante são colocados em pisos separados no “edifício anexo” de dois andares. O nível do auditório inclui uma sala de múltiplo uso para 180 pessoas, várias salas de treinamento e uma sala de desenvolvimento pessoal. Nesse piso, a circulação duplica como foyer e espaço de relaxamento para uso diário. Espaço de circulação e foyer no nível do restaurante poderiam ser incluídos na sala de jantar para sediar grandes banquetes.
Serviços de design de iluminação profissionais produzidos por espaço e programa fornecem iluminação adequada com luminárias posicionadas cuidadosamente. Para ser possível de fornecer uma iluminação balanceada no interior das instalações ao longo do dia, controles de iluminação completamente automatizados foram integrados ao design. Rampas de acesso a entrada do edifício e elevadores no lado de dentro providenciam o acesso para as pessoas com deficiência.